Recuperação de Atrito (Textura)
No caso das pistas de aterrissagem a técnica de texturização se aplica em forma transversal à pista, de modo que o Aeroporto não perde sua operacionalidade durante a realização dos trabalhos. O método consiste em aumentar a macrotextura da pista de aterrissagem. Isto se consegue passando um tambor com discos de corte, numa profundidade de 3 a 4 mm. A configuração do tambor dependerá do valor inicial de atrito e do tipo de árido do concreto.
Devido à redução da espessura ser de 3 a 4 mm o processo pode se realizar todas as vezes que seja necessário. Por exemplo, no trabalho de texturização realizado no Aeroporto Internacional Viru – Viru, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), o coeficiente de atrito aumentou de um valor inicial de 0,40 a 0,74 em média.
- Aumenta as condições de seguridade da pista.
- Aumenta substancialmente a macrotextura da superfície.
- Aumenta o coeficiente de atrito em mais ou menos 80%.
- Não altera os sistemas de drenagem nem os declives.
- Realiza-se em forma transversal à pista de aterrissagem. Dessa forma não se interrompem as operações do aeroporto.
- Pode se realizar tantas vezes quanto seja necessário.
- O Grip Tester [instrumento para testes de controle] mostra valores do coeficiente de atrito maiores que 0,8.