Pioneiros no Tratamento de Resíduos
Desenvolvemos uma solução para o tratamento dos resíduos gerados no processo em conjunto com os órgãos fiscalizadores.
Somos lideres nacionais no tratamento de resíduo gerado nos processos de melhoria em pavimentos.
Gestão dos Resíduos
O processo de corte em pavimento com discos diamantados exige que os discos sejam constantemente refrigerados com água para evitar o sobreaquecimento. Isso gera um resíduo com consistência de lama, composta pelo pó do pavimento desgastado e água. A lama é aspirada por um sistema de vácuo incorporado na máquina e bombeada através de mangueiras a um caminhão tanque que trabalha em comboio com a máquina microniveladora. Desta forma, se faz necessário um processo intermediário de desidratação da lama para que a água seja separada e resulte em uma pasta aceitável para o descarte final.
Este processo de desidratação, quando necessário, é feito utilizando-se sacos especiais de geossintéticos para filtragem do resíduo, dispostos em leitos de desidratação preparados com geomembrana de PEAD, para garantir a impermeabilidade desdes. Drenos especiais e tubos de captação conduzem a água em um tanque adjacente, também impermealizado, para reaproveitamento.
Após o tempo necessário de desidratação, a pasta é removida do leito através de trator carregadeira e transportada para destinação final. A água é reutilizada no processo ou descartada em locais apropriados para tratamento.
Este modelo de desidratação com sacos garante que todos os requisitos ambientais sejam atendidos.